A população de gatos de rua só aumenta por 3 fatores

Natalidade, migração e abandono são os fatores que impactam na população de gatos de uma colônia. Onde uma fêmea fértil pode colocar até 200 herdeiros em dois anos. O que deixa flagrante que a esterilização (castração) é a solução para super-população de gatos abandonados. Ela atua diretamente sobre os três fatores.
Gatos castrados não procriam. Gatos castrados tendem a não migrar de uma colônia para a outra. Castrando os gatos domiciliados reduzir-se-á o abandono.


200 herdeiros

Uma gata fértil pode povoar uma colônia com até 200 herdeiros em dois anos. O que reforça que a teoria de que a castração é muito importante no controle da população de gatos de rua. E, em contra partida, se uma colônia de gatos tem dois anos ou mais e a população de gatos não chega a 200, significa que a taxa de mortalidade pode ser alta e ao castrar a população existente, o número de gatos no local tenda a diminuir rapidamente.  
O primeiro passo para o controle da população de gatos é castrar.

C-E-R

Captura, Esterilização e retorno é o melhor e mais humano programa para o controle da população de gato. Onde eu faço a captura, transporto até o veterinário que faz a cirurgia e o pós-operatório. Depois, transporto de volta ao local onde fiz a captura.